"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".

Buda



Reflexão da Semana

A vida só pode ser entendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para frente.

S. Kierkegaard

sexta-feira, 3 de abril de 2009

12º Degrau

A AMIZADE E A TRAIÇÃO


Dizem que amigo é aquele que nos tira da fossa, é aquele que nem pergunta e já sai descendo a porrada no nosso oponente, é aquele em que confiamos os nossos mais secretos sentimentos.
Acredito que a vida é somente o resultado de grandes Amizades. Sem um Amigo seriamos tristes e sozinhos.
Amigo não espera o pedido de ajuda, ele já vai entrando, perguntando qual que é o problema, fazendo o que deve ser feito, tomando conta do lugar e resolvendo a parada. Amigo confia no outro. Confia-se a casa, o carro e até dinheiro.. Porque amigo de verdade, terá a cara de pau de olhar profundamente nos seus olhos e dizer... Fudeu TUDO!!!, mas vamos conseguir resolver!
Amizade é a solução e não o problema, seja ele qual for.

Mas parece que para alguns, por nunca terem tido a graça de Deus de ter um verdadeiro amigo, acham que tudo que descrevi acima é utopia, não sabem e não sentem o verdadeiro sentimento do que é ser amigo e ter um amigo.

Partindo desse princípio essa pessoa não mede suas atitudes e passa a achar que nesse mundo só temos COLEGAS E COMPANHEIROS, agindo de forma inconseqüente e fazendo pessoas sofrerem, porque essas pessoas acreditavam nela.

Penso que isso é o que chamamos de traição, porque podem cortar nosso dedos com uma lâmina de barbear, podem nos dar um choque de 220V com os pés molhados, podem prender nossos dedos na porta de um carro ou até nos dar um chute no saco, pois todas as dores descritas são muito intensas, mas não se comparam com a dor que sentimos quando somos traídos.

Seja a traição nos negócios, no relacionamento... Mas a DOR da traição de um amigo é a PIOR!

Pior porque parece que arranca alguma parte do nosso corpo. Pior, porque nos sentimos completamente vulneráveis, nos vemos com calafrios como se estivéssemos despidos em público.
Ser traído por um amigo é tão intenso, que nos faz perder o norte. Perdemos todos os referenciais... tudo perde o sentido... a coisa chega a tal ponto, que quase chegamos a desmaiar.

Ainda dentro do contexto da traição... Ela é mais intensa ainda, quando sabemos que ela foi premeditada... foi avaliada, calculada, pesada e então a faca foi cuidadosamente enterrada entre nossas vértebras de forma a matar e não nos deixar gritar.
Fico me perguntando o porque as pessoas agem dessa forma... Porque amigos traem? Como uma pessoa pode trair alguém que lhe quer bem? Alguém que está ao seu lado? Alguém com que se viveu, que trocou tantas confidências e conselhos mútuos?
Sem sentido? Não existe? Só se vê em novelas ou filmes?
Que nada... já fui esfaqueado de diversas formas e intensidades pelo menos uma dezena de vezes. Na sua maioria, todos foram planejados, avaliados, pesados e até calculados...
O que é permitido ao traído nesta ocasião?
Matar o traidor?
Pagar com a mesma moeda?
Planejar uma vingança maligna?
Reclamar?
Escrever no seu Blog?
Penso que nada... O universo se baseia na ação e reação... Não faça o que não deseja para ti...
Será que a vingança resolve? Será que conseguiremos infligir a mesma dor? A mesma humilhação? Nunca...

Uma coisa eu sei... Nunca conseguiremos a paz que tanto queremos, a paz que tanto merecemos...
Tenho somente uma certeza... Precisamos perdoar e deixar de lado a dor... Ao amigo traidor devemos apenas orar por ele, não precisamos mais tê-lo como COLEGA ou COMPANHEIRO, apenas como uma pessoa que passou em nossa vida e que não soube aproveitar do nosso sentimento sincero em relação a ele, afinal, ele nos deu a oportunidade de aprender com mais essa experiência.
Tudo é fácil... tudo é simples... Precisamos somente acreditar que em Deus tudo teremos... e que o que é nosso... Assim será!

Continuo a acreditar que amizade é o sinônimo de bons momentos....alegria....vitória, mas principalmente, quando sentimos que o mundo acabou e você, meu amigo, estava lá ao meu lado!

Caralho!!! Acredito,amizade existe SIM!!!!


Ronaldo Telles Costa 3/04/2009.




Nenhum comentário: