"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".

Buda



Reflexão da Semana

A vida só pode ser entendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para frente.

S. Kierkegaard

segunda-feira, 23 de março de 2009

10º Degrau

A HUMILDADE

Tenho pensado muito sobre essa palavra, esse sentimento, essa virtude ou será este estado de espírito?
Nós procuramos entender e compreender a nossa existência. Usamos de superioridade, primazia e fazemo-nos valer.Mas se usarmos esses impulsos naturais vinculados a ordenação da razão, isso se chamará humildade.Ou seja: “Ser humilde é avaliar-se da maneira que corresponde a realidade”.
Já ouvi pessoas dizerem que o simples fato de uma pessoa pedir desculpas a um inimigo seria um gesto de humildade.Será que a humildade é a atitude do homem para com o homem e principalmente uma atitude de humilhação voluntária e recíproca?
São Tomás de Aquino levantou a questão da atitude de humildade dos homens para com os homens, e respondeu da seguinte maneira: “Observa-se nos homens uma dupla realidade: aquilo que é de Deus, e aquilo que é do homem... A humildade, no entanto, no sentido mais próprio, é a reverência do homem submetido a Deus. É por isso que o homem, olhando para aquilo que lhe é próprio, tem que submeter-se ao seu próximo, olhando para aquilo que esse tem de Deus em si. Mas a humildade não exige que alguém submeta aquilo que nele há de Deus, àquilo que parece haver de Deus no próximo. Do mesmo modo, a humildade não exige que alguém submeta aquilo que tem em si próprio, ao que nos outros é próprio dos homens.
Baseado nesses princípios vejo que realmente a humildade é um estado de espírito, uma pessoa realmente humilde não precisa ser aparentemente reconhecida , nem declarada ou julgada humilde.Ela simplesmente o é.
Sendo assim, será que somos capazes de julgarmos se uma pessoa é humilde ou não?Vou mais longe, será que podemos pelo menos achar se ela é ou não humilde?Se temos em nós o princípio Deus, com certeza não somos capazes de julgar pois somente a essa pessoa é dada essa possibilidade, pois ela sabe o quanto tem de Deus em si e mais ninguém.
Portanto, acho que devemos pensar muito bem quando julgamos que fulano ou sicrano é ou não humilde. Será que possuímos realmente a reverência a Deus dentro de nós ao fazermos um julgamento desses?Será que ele precisa se submeter a nós quando na verdade não temos Deus dentro de nós?Isso é um estado de espírito dele e portanto fica ai a pergunta.E você? És humilde?
Ronaldo Telles Costa

Nenhum comentário: