IDENTIFICANDO UMA PESSOA MÁ
Geralmente, as pessoas más procuram a energia, mas nunca conseguem encontrá-la porque elas não têm uma energia boa, e assim nunca conseguem criar vínculos para que possam encontrar a outra energia boa e assim, criar vínculos.São,portanto, difíceis de encontrarem amigos sinceros.
As pessoas boas são simples, não precisam de grandes aparatos para se sobressair. Elas acreditam em si próprias e por isso, não precisam forçar ou representar. Geralmente as pessoas boas constroem amizades saudáveis e duradouras ao logo da vida e assim, cercam-se de gente que tem uma energia semelhante a delas.
As pessoas más adoram enfeitar-se, aparecer. Querem sempre estar por cima porque vivem sob o peso da raiva e da inveja. Mesmo sem se esforçar, as pessoas más criam climas de desconforto e desconfiança em todos os lugares onde vão. Fazem o possível e o impossível para serem vistas de um jeito “bom”, mesmo que não sejam assim. Mas isso não importa, o que conta é a aparência. Isso ocorre porque elas sabem que são más e querem esconder sua maldade. Por isso querem parecer boas, bonitas e luminosas. Sempre que alguém quer parecer algo é porque tem algo a esconder e se precisa esconder, é porque é ruim.
As pessoas más, para conseguirem o que desejam, acreditam que os fins justificam os meios e você pode reconhecê-las porque estão sempre fazendo bobagens. Elas perdem a paciência muito fácil e têm um comportamento danoso e mau para com os outros. As pessoas más sofrem muito. São aquelas que estão sempre esperando pelo pior, da vida e das pessoas, justamente porque elas não conheceram o ingrediente fundamental da vida, que é o amor, a esperança e a fé.
Uma pessoa má está sempre tentando fazer com que os outros adotem a visão deformada que eles têm sobre as coisas da vida. Se você quiser ser diferente, ela ficará brava, irritada, cheia de ódio. Mas vai dissimular momentaneamente. Ela não perdoa ser contrariada. Vai teimar, desvalorizar e ofender até que você fique de acordo com ele. Fuja das pessoas más, porque elas sempre acabarão por prejudicar você de um jeito ou de outro. Tudo que eles desejam é a sua própria satisfação. Quando você quiser reconhecer uma pessoa má, dê-lhe um conselho bom e sincero. Se ela reagir com desculpas e justificativas, esta será uma pessoa má. Ela não acredita que você pode gostar dela a ponto de preocupar-se legitimamente.
Como ela não sabe perdoar, tudo o que faz é guardar mágoas que ficam na fila das outras mágoas, à espera de uma vingança, não importa quanto tempo passe. A pessoa má sempre acha que os outros estão ótimos e que é ela, a sofredora. Assim, não acredita que as demais pessoas possam ter dificuldades e limites. Acredita apenas que as pessoas querem fazer mal a ela. Dessa forma, estão sempre prevenidas, “ com os pés atrás”.
ando você se deparar com alguém mau, nunca se deixe levar pelos impulsos provocativos dela. Nem mesmo tente derrotá-los com raiva pois, é ai que ele sente que venceu. Geralmente ele gosta de fazer com que as pessoas boas fiquem com raiva, para que ele possa sentir-se no mesmo nível. Ele nunca pensam em subir a níveis melhores. Nunca querem aprender com os outros. Eles querem levar os demais para níveis piores e é por isso que provocam raiva nos outros. Lembre-se sempre disto. A única forma de derrotar o mal é com a brandura, pelo comportamento reto, pela verdade e pela piedade. Às vezes é necessário ignorá-los, não responder às provocações dele. O melhor a fazer é deixá-lo sozinho com sua raiva.
A pessoa má é insensível às necessidades dos outros. Ela não consegue dividir o pouco do que têm, querem tudo para si próprias. Em geral, essas pessoas são os seus próprios árbitros e por isto, não respeitam as normas sociais que estão aí, para proteger a todos. Se você desafia uma pessoa má, ela vai achar que você desafia a "verdade" justamente porque, ela acredita que são a “verdade” personificada. Tudo o que “ele pensa” é verdade. O que as outras pessoas pensam, é bobagem. A pessoa más tende a ser rígida e vive atrás da precisão e da perfeição. Qualquer imperfeição pode revelar o mundo escuro que ele tenta esconder. Ela quer controlar tudo porque teme a espontaneidade e o caos que caracteriza a vida que eles não conhecem. Critica a tudo e a todos e, nem mesmo as pessoas mais queridas ou aquelas que só lhes fizeram bem, escapam de sua língua venenosa. Isso ocorre porque, em vez dele se sentir bem por ter recebido, ele inveja o condição daquele que proporciona.
As necessidades de uma pessoa má são “supremas”. Ela quer que todas as suas vontades sejam realizadas rapidamente e sem exceções. A pessoa más se dá ao direito de interpretar leis, normas e mesmo as escrituras sagradas de seu próprio jeito. È claro que o fazem considerando sempre suas conveniências. Se você ousar contrariá-las, perguntar-lhes porque eles pensam um fato de determinada forma, ficarão enfurecidos. Muitas das pessoas más fazem caridade para sentirem-se melhores, superiores àqueles que estão recebendo a caridade deles e também para ficarem “bem” diante das demais pessoas. O mal é trágico porque, não só enterra aquele que o pratica mas também aqueles que estão juntos e que os amam.
Pessoas más têm uma capacidade mental extraordinária para fazer coisas ruins para os outros. É lamentável que ele não utilize essa capacidade para fazer bem para si próprio. Este traço faz com que seja muito difícil relacionar-se com elas. O mal é uma condição universal e assim, não está restrito a um único gênero, raça, credo ou área geográfica. O mal, infelizmente, existe em todos os lugares. O mal nasce, infelizmente da própria maldade. Uma mãe ( ou um pai) que maltrata sua criança está ensinando a ela que esta é a linguagem da vida e assim, quando adulto, aquela criança será uma pessoa má.
O mal na maioria das vezes, pode falar com sinceridade, força, e convicção, mas, um pouco mais de observação nos mostrará a inexatidão do que eles falam. O mais perigoso é que ela, quando fala, está sempre preocupado com suas próprias necessidades e assim, pode direcionar pessoas por caminhos que serão prejudiciais a elas. Podem enganá-las, mentir e destruí-las sem nenhuma culpa.
O mal, é sempre mais forte que o amor, a verdade e a bondade, porque eles sempre agem sem considerar nada e ninguém. A pessoa má é carregada de malignidades e vive envolta em forças escuras. O gênero humano, há muito tempo, reconhece as forças ruins e tais forças são vistas naquelas pessoas que prejudicam o bem comum. O mal é projetado para oprimir e para dominar. Conceitos como compartilhar, cooperação, e respeito mútuo são estranhos para o indivíduo mau. Porém, o mal pode assumir aspectos opostos para atingir seus desejos e objetivos a longo prazo.
As pessoas más não têm nenhuma compaixão, nenhuma ética, nenhuma empatia, e absolutamente nenhuma habilidade para se colocar no lugar de outra pessoa.
O mal não gosta de levar em conta os motivos do lado contrário. O mal é muito atraente e muito comum nas pessoas fracas, porque elimina a necessidade de fazer escolhas, discernir entre o que é certo ou errado, perder. O mal não gosta de pensar! É por isso que o mal não pode ser inteligente. Quem não pensa, não amadurece, não cresce. O mal só tem emoções dirigidas a seus próprios interesses e convicções. O mal sempre atrai seguidores maus, que sempre lhes dão uma certa legitimidade. Mas esse tipo de reunião de pessoas más sempre acaba como deveríamos esperar: mal. Um indivíduo mau que convive com outro indivíduo mau sempre se dá mal porque eles não conhecem outra forma de fazer as coisas a não ser através do mal. O mal confunde, engana e destrói de forma suave e surpreendente. O mal só considera a satisfação a curto prazo.
E no final, quando chegar sua hora de ir embora da vida, o mal sofrerá acidamente porque estará lutando com a imensidão de seu vazio. Ele não quer perder os objetos que teve porque, coisas, foi tudo o que eles conseguiram ter. No peito só ficou um vazio igualzinho ao da morte. Eles não sabiam que o mundo era de uso temporário. As pessoas boas podem ter alguma dificuldade de partir porque não querem perder as pessoas que amaram nesta vida, mas quando vão, são felizes porque viveram partilhadas com seus próximos em vez de grudar neles. Deixarão muito de si mesmas nos outros. Talvez, isso seja a eternidade.
Mario Quilici, psicanalista
"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".
Buda
Buda
Reflexão da Semana
A vida só pode ser entendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para frente.
S. Kierkegaard
S. Kierkegaard
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário